Aferição de tacógrafos analógicos e digitais

O nosso centro de ensaios dispôe da mais recente tecnologia. A formação dos nossos técnicos é periódicamente revista e somos certificados pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) para efectuar o serviço de tacógrafos. A aferição de tacógrafos analógicos ou digitais é realizada num banco de rolos certificado.  Como centro de ensaio (centro técnico de tacógrafos digitais) trabalhamos continuamente para poder oferecer aos nossos clientes serviços integrais de instalação e aferição dos tacógrafos digitais e analógicos que actualmente existem no mercado. Contribuimos assim para melhorar a segurança rodoviária e o meio ambiente nas nossas estradas. 

Banco de rolos certificado

Banco de rolos certificado pelo ISQ e auditado pelo Instituto Português da Qualidade, equipamento exigido para efectuar as aferições de tacógrafos analógicos e digitais, podemos efectuar esses  serviços e certificar os tacógrafos com os mais modernos aparelhos e software providenciados pelos fabricantes de tacógrafos, com maior rigor e eficácia.

Aferição de tacógrafos analógicos e digitais em banco de rolos adequado para cualquer viatura pesada ou ligeira de passageiros.

Se a sua viatura está equipada com um tacógrafo analógico ou digital; Motometer, Continental-VDO, Actia, Efas ou Stoneridge, na Vepro podemos efectuar as revisões periódicas em qualquer viatura.

Perguntas frequentes

A aferição de um tacógrafo é efectuada periodicamente até um periodo máximo de 2 anos. Durante a aferição são verificados os parâmetros técnicos existentes e rectificados se necessário através de leituras adquiridas pelo nosso Hardware e Software. Este trabalho é efectuado com rigor garantindo assim a exactidão de informação eventualmente registrada pelos tacógrafos sejam analógicos ou digitais. 

Os ensaios e verificações nos bancos de rolos, têm como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por estes instrumentos estejam certos e de acordo com os requisitos estabelecidos pelo IPQ, visando a segurança do condutor, passageiros e carga.

Os ensaios de Verificação Periódica (aferição) dos tacógrafos analógicos e digitais realizam-se bienalmente, de acordo com o Regulamento CE n.º 3821/85, com as alterações que lhe foram introduzidas.

As aferições realizam-se também sempre que, ou:

a) Após qualquer reparação do tacógrafo analógico.

b) Sempre que se verifique alteração do coeficiente característico do veículo ou do perímetro efetivo dos pneus;

c) Quando a hora do tacógrafo digital apresentar desfasamentos superiores a vinte minutos;

d) Quando a matrícula do veículo for alterada;

e) No caso de quebra acidental da selagem;

f) Sempre que se subsitua o gerador/sensor de impulsos;

A duração de uma aferição de um tacógrafo digital é de 1h30 a 2h. Relembramos que a aferição de um tacógrafo analógico ou digital só pode ser realizado num centro técnico autorizado de tacógrafos, não podendo ser efectuado no estaleiro do cliente.