SISTEMAS DE AR CONDICIONADO

Manutenção e carregamento de gas refrigerante

Serviço de Ar Condicionado para viaturas de 12V e 24V

Vepro efectua nas suas instalações serviços de manutenção e carregamento do ar condicionado de qualquer viatura pesada, ligeira e ligeira de passageiros sem necessidade de marcação prévia. Deve efetuar a manutenção ao sistema do ar condicionado do seu veiculo de dois em dois anos. O gás que utilizamos  é denominado por R134A e utiliza-se desde o ano de 1994. A sua manipulação requere prudência, realizada pelos nossos técnicos profissionais credenciados.

O serviço de carregamento de ar condicionado inclui:

  • Deteçaõ e reparação de fugas
  • Controlo de temperatura do habitáculo.
  • Vácuo do circuito de climatização

Serviço profissional e honesto

O circuito de ar condicionado é um circuito fechado. Para esclarecer e desmentir o mito da recarga periódica, o sistema de refrigeração de uma viatura funciona com um circuito de compressão carregada de fábrica com gás refrigerante ou gás fluorado (o mais comum até agora R134A). Um fato importante é que esse fluido trabalha em um circuito fechado, ou seja, não é consumido, transformado ou sai do sistema sozinho a qualquer momento.

Quando falamos sobre gases, é normal que gases combustíveis venham à mente (gás natural, butano, etc.) onde o consumo existe e é necessário substituí-los. Não é o caso dos gases refrigerantes, se houver falta de gás numa instalação de ar condicionado, é simplesmente porque existe uma fuga.

Com isso, concluímos que o gás não precisa ser carregado periodicamente, apenas quando notamos uma queda no desempenho do nosso sistema de ar condicionado, verificando o motivo e uma vez detectando, reparar o vazamento nos componentes e depois proceder ao carregamento de gas novo no sistema.

Recomendações para a manutenção e durabilidade do sistema de AC

Evite ligar e desligar o veículo com o ar condicionado ligado. Pode aumentar o risco de danos no compressor diminuindo a vida útil do equipamento.
Seja qual for o tipo de combustível que o seu veículo usa ligar o ar condicionado não implica muito mais consumo. Andar com os vidros abertos em estrada pode fazer com que gaste mais combustível do que usar o ar condicionado.
O ar condicionado automóvel é útil no tempo quente, e também no tempo frio. O ar condicionado do automóvel é responsável por controlar a temperatura e humidade do ar que é libertado para o veículo, para além de garantir a sua total limpeza através do filtro do habitáculo.
De modo a conseguir manter-se o bom funcionamento do ar condicionado do automóvel, é imprescindível que este seja ligado regularmente, durante todo o ano, e não apenas no tempo quente.

Quando devo carregar o ar condicionado?

Se notar algum destes sinais, poderá necessitar de um carregamento de ar condicionado:

  • Avarias no sistema de ar condicionado
  • Alterações no funcionamento e/ou no rendimento
  • Mau cheiro quando liga o ar condicionado